20 de ago. de 2008

A RESPONSABILIDADE DOS ADULTOS COM AS CRIANCAS*

Ja escrevi sobre isso antes, mas vale a pena "ver de novo"..
Meu Deus do Ceu! esses dias recebi um email do vo, dizendo como eh importante o exemplo que damos aos nossos filhos e as criancas em geral a nossa volta.
Ja havia ouvido falar que crianca copia e repete tudo o que fazemos e falamos, mas nossa mae, nao pensei que fosse tanto.
Eh impressionante! Isabella (minha filhinha) tem 2 anos e meio e comecou falar bem ha uns meses atras, eu nao via a hora que ela comecasse... e agora... (risos... as vezes penso.. ai, nao podia ter demorado um cadinho mais?)... gente ela eh literalmente uma Mini Renata. LI-TE-RAL-MEN-TE*
Super funny.
Ainda hoje quando estavamos saindo de casa pra irmos ao parque, ela abriu a porta, o sol raiando na carinha dela e ela exclamou:

"- Oh my goodness... it's so dark"... traducao: Oh meu Deus... ta tao escuro... risos...
Toda vez que algo me surpreende, eu digo: "Oh my Goodness"...

Outro dia peguei ela colocando o baby de castigo e ela dizia assim pra ele:
"-fica ai na cadeira, nao levanta... eu te avisei..." risos...pode?

Repete tambem minhas atitutes, o jeito de eu me vestir, ate meu jeito de fazer carinho nela, ela copia e faz com o baby, ou comigo, ou com o pai dela...

Esses dias eu estava no banheiro, sentada no trono (sem fazer nada), so lendo uma revistinha... ela entrou, olhou bem pra mim e disse:
- Nossa mae, fez xixi? bom trabalho viu? quando terminar eu te limpo ta?............. pode gente?

Eh engracadinho mas ao mesmo tempo super perigoso. Temos que pensar bem antes de falarmos algo, gritarmos ou tomarmos alguma medida. As criancas sao muito inteligentes e copiam tudo.
Eu sempre peco a ela pra nao gritar quando ela quer algo ou quando se frustra com alguma situacao, mas as vezes, me pego gritando com ela quando perco a paciencia... isso deixa a crianca insegura e confusa.
Hoje dei uns gritinhos quando ela nao teve paciencia em me esperar sair do telefone e jogou o vestido e os brinquedos no chao. Apos pedir educadamente pra ela esperar um pouco porque estava decidindo algo importante no telefone e nao ser atentida, dei uns gritos...
Ela chorou, pegou as coisas do chao e veio ate mim e disse:
"Mommy, nao grita, pede desculpa pra Izzy..."... meu coracao cortou gente!!! Ta certo que toda mae tem o direito de perder a cabeca "sometimes", mas, temos que ser cautelosas... estamos moldando a personalidade dos nossos filhos. e eles serao nada mais nada menos do que o modelo que somos pra eles.
Meu marido e eu temos algumas diferencas no que se refere a educacao da nossa filha, porem, nos tentamos sempre chegar num denominador comum. Nem sempre eh facil, mas se vc ama e respeita seus filhos, vc consegue achar uma maneira.
Nossa filosofia de disciplina eh:
  • Converse sempre com seus filhos
  • Avise antes de aplicar o castigo
  • Aplique o castigo somente pra (coisas perigosas e comportamento extremo)
  • Nao bata (bater nao ensina, provoca medo na crianca, ela passa a sentir medo dos pais e nao respeito, portanto, nao eh uma maneira eficaz).
Boa sorte!

In English:
THE RESPONSABILITY WE HAVE WITH THE CHILDREN.
I already talked about this in another post, but I believe it is something we need to talk about in every chance we get.
Grandpa Smith sent me a great email talking about how kids copy and repeat everything they hear and see.
It is very true, sometimes really funny, however, it can be very dangerous as well.
This morning when we were leaving the house to go to the park, Izzy opened the door and as soon the sun hit her face and eyes, she said:
"-Oh my Goodness... why is so dark mommy"??? how funny is that? I laughed so hard, then I started to wonder how she learned those words....
... Well, that is what I always say when I get surprised with something and that's how she got it. So far so good. No big deal.
Another day, she was putting baby for a time out and she was talking to him, the SAME way I talk to her when I put her for time out.
"- Stay there Baby.. .don't leave... you're naughty .."
Another day, leaving the bathroom myself, she said to me:
"-Mommy, did you go pee? Good girl mommy, let me wipe you!" - how cute is that?
We try to teach her not to yell at anyone or anything, for frustration or any other reason, however, sometimes (cause nobody is perfect) I can easily get a little loud with her, especially after trying nicely to get her to do what we want...
Well, no one is perfect, but we need to be careful with the way we influence our children.
Every person has a different way to raise a child. My husband and I try to get our "different ways" on common ground. It is not always easy, but as long you have the same values and love for the child, you can make it work.
FROM OUR PERSPECTIVE (We do respect other opinions), we don't think you can discipline a child by screaming, spanking or ignoring a disrespectful behavior.

Our philosophy is:

  • Talk to your child first
  • Give her a warning for a bad behavior before you use the (time out).
  • Put her for time out if it is something very bad or very dangerous (don't waste time outs)
  • NEVER SPANK OR HIT YOUR CHILD

The bottom line is: Be careful with the dialogue you have around your children. Be careful with what you let your kids watch. (not every Disney movie is for kids)... Don't reprimand your child if you are not an example for her yourself. Always talk.
Good luck!

2 comentários:

David Wilson disse...

I'm very proud of you to hear you say never to hit a child. That's very good and something I agree with. She is so cute and we can't wait to see her. The "wipe you now" comment cracked me up. See you soon!

Unknown disse...

Concordo com vc. Crianca precisa ser corrigida, m as nao precisa bater ( ate que um tapinha na bunda nao faz mal a ninguem ) mas bater pra machucar NO WAY! Vc e uma super mae e tenho certeza que Izzy vai ser uma grande mulher! Beijo